Gunboards Forums banner

Mannlicher M.88/24 Explicado

32K views 34 replies 11 participants last post by  petros k.  
#1 · (Edited)
Comecemos com uma isenção de responsabilidade sobre a nomenclatura M.88/24 - nós realmente não sabemos como esta carabina é chamada. Eu estou usando-a apenas porque a maioria dos colecionadores a chamam por esse nome.

A semelhança entre a mira traseira do M.88/24 e o rifle de três linhas obr. 1891 é assustadora. Eu sempre fiquei perplexo com isso, mas não tinha explicação até ontem:

Ao que parece, os belgas reutilizaram as miras originais do rifle de três linhas. O martelo Tula é claramente visível, assim como a marca de prova П. As antigas graduações arshini também são claramente visíveis na escada esquerda. Mistério resolvido!

Attachments

#2 ·
Aprendo algo novo hoje. Obrigado, Nick. Agora, alguma ideia para quem os belgas fizeram isso? Ou para o 'mercado de exportação' em geral?

#5 ·
... alguma ideia para quem os belgas fizeram isso? Ou para o "mercado de exportação" em geral?
Boa pergunta. John Wall ajudou com isso, apontando para o livro "Ordnance Went Up Front", onde Roy Dunlap, um armeiro, descreve a arma entre as capturadas das armas alemãs. Então, sua história de batalha é um fato. Mas quem era o cliente? Minha lógica é a seguinte:

• Um país onde 8x57 é um cartucho principal.
  • Um país onde 8x50R (Patrone 93) não é o cartucho principal.
  • Um país que terminou com uma quantidade significativa de M.88 e M.90 gratuitos (armas capturadas ou de reparação)
A Grécia foi sugerida por W.H.B. Smith, mas não satisfaz as condições acima. O único país que se encaixa na descrição é a Iugoslávia.

Não sabemos quantos 88/24 foram feitos. Um dos meus tem um SN abaixo de 1.000, o outro está acima de 2.000. Alguém pode relatar seus números de série?

#4 · (Edited)
TP,
Essa é uma boa pergunta. Os belgas fabricaram e converteram (?) muitos fuzis militares de baixo custo para venda no final dos anos 30 para clientes em todo o mundo. Esses fuzis curtos híbridos reconstruídos de alguma forma caíram em mãos britânicas em 1941 e 5.000 foram fornecidos como ajuda aos gregos (ver Sazaidis) em 1941. De alguma forma, muitos, talvez ainda em mãos gregas, acabaram no norte da África, onde vários foram capturados pelo Eixo. (Havia unidades gregas no norte da África que inicialmente não tiveram um bom desempenho, de acordo com Sazanidis, talvez explicando a perda de alguns desses fuzis?) Alguns foram posteriormente recapturados pelo 8º Exército Britânico e inspecionados, reparados conforme necessário e limpos. (Veja "Ordnance Went Up Front"). Recebi um desses em 1951 de um tio que era sargento-mor na equipe de intendência de Patton. Ele me disse (6 anos após o fim da guerra) que o fuzil era grego e foi capturado no norte da África.

Essa é a minha história e eu a mantenho....ou é o contrário? :)
Atenciosamente,
John

#6 ·
... 5.000 foram fornecidos como ajuda aos gregos (ver Sazaidis) em 1941.
Hm... devo ter perdido isso. Eu tenho "The Arms of the Hellenes" - onde este modelo é descrito, John? Levarei o livro aos meus amigos gregos para uma tradução detalhada.

#7 ·
Olá Nick,
Praticamente não há braços descritos adequadamente no resumo em inglês de "Arms of the Helles", mas estes são mencionados, embora não por nenhum número de modelo. Vou obter o número da página do resumo em inglês quando chegar em casa e publicá-lo.
Cumprimentos,
John

#11 ·
A Bélgica, no início da década de 1920, estava reformando e convertendo para 7,9 mm muitos "fuzis estrangeiros" para venda à China (tenho vários Gew98 da China com "Balle Blindee" e outras marcas de prova belgas (ELG)). Há também alguma credibilidade no fato de que a Bélgica tinha um grande número de Mosins M91 que foram convertidos para 7,9, seja pela Venus-Werke (1917) para a Turquia, ou pelos próprios belgas (também para a China... embora a China tivesse adquirido grandes quantidades de MN 91 da nova Rússia Soviética, o design também foi aceito em 7,9 mm por alguns senhores da guerra, que já tinham Mausers ...

(o que traz à tona a história de um golpe de contrabandista de armas envolvendo fuzis MN, a munição errada e ferrolhos ausentes (atrasados) (do qual não me lembro)...O senhor da guerra chinês finalmente conseguiu os fuzis, os ferrolhos e a munição correta, e o contrabandista de armas foi pescado do rio Huang-Pu em Xangai, menos sua traqueia. (e seu dinheiro).)

Os belgas teriam tido acesso a quantidades de miras traseiras MN do estilo antigo, e muitas outras peças sobressalentes diversas de todos os tipos de fuzis; pois também usavam guarda-mato GEW 98 de estilo antigo (parafuso de travamento dentro da cabeça Kingscrew) para alguns dos 98 de reforma de exportação da China (tenho dois equipados com tal). ENTÃO, Liège, na década de 1920, era uma oficina próspera de reforma Milsurp.
Como mencionado, muitos países "novos" estavam clamando por fuzis de calibre 7,9 mm; a Grécia era um, assim como a Etiópia e a China. Os fuzis poderiam ter feito parte de um fornecimento "grego", no início da década de 1930, juntamente com os FN30 Mausers; ou poderia ser que eles foram capturados pelos alemães (seja na Bélgica, Grécia ou mesmo na Iugoslávia) e subsequentemente capturados pelos britânicos (onde?) e emitidos para as tropas gregas que haviam escapado da invasão germano-italiana da Grécia e estavam lutando no Norte da África?
A Etiópia parece um destino improvável, pois o uso italiano do M95 e M88/90 (todos 8x50R) no AOI não faz menção a
7,9 M88/24 capturados (mas então a variedade de fuzis usados pelos abissínios foi alucinante).

Os fuzis M88/24 podem ser datados pelas marcas de prova e inspeção belgas que são bastante evidentes??? Lembre-se que a Bélgica também montou "M94/24", semelhante ao "M95.M" iugoslavo da conversão iugoslava doméstica.

Outro mistério aguardando uma solução.

Atenciosamente, Doc AV
AV Ballistics.

#12 ·
... Lembre-se que a Bélgica também montou "M94/24s", semelhante ao "M95.M" iugoslavo da conversão iugoslava doméstica.
Não, M.95/24 é iugoslavo, sem qualquer dúvida. Tem absolutamente as mesmas marcas que o M.95M, com as mesmas letras cirílicas. Eu os comparei lado a lado e posso atestar isso.

Attachments

#13 ·
A referência a estes rifles em Sazanidis está na página 557 no Resumo em Inglês, coluna um, seção D, "Até a Queda de Creta, Outubro de 1940 - Maio de 1941" na qual Sazanidis lista o inventário de armas disponíveis para o Exército Grego durante esse período. No primeiro parágrafo, ele lista as armas recebidas da Grã-Bretanha em ou após janeiro de 1941. Após muitos apelos, o governo britânico enviou aos gregos algumas metralhadoras mais antigas, algumas submetralhadoras Thompson e uma pequena quantidade de munição. Não há rifles na lista, exceto "5.000 rifles Mannlicher 7,92". Esta é a única evidência que apareceu até onde eu sei de que os gregos usaram rifles deste tipo, e para mim conecta substancialmente os pontos ao uso e propriedade gregos de M1888 convertidos e às alegações escritas (W.H.B. Smith etc) e verbais de que o Exército Grego os usou, especialmente no Norte da África. Talvez um dia uma foto ou duas apareçam no eBay mostrando seu uso por tropas gregas? :)Saudações, John

#14 ·
Nick,
Nas fotos das marcações do cano que você postou acima, não tenho certeza da marca do controlador da casa de provas de Liège. Essa é a marca à direita do "coroa-sobre-R". É a marca que consiste em uma única letra maiúscula com uma estrela acima. Em seus rifles, parece um "estrela-sobre-R" ou um "estrela-sobre-X" ou talvez um "K"? Você poderia verificar e postar a resposta correta?

Além disso, suas coronhas são numeradas?

Muito obrigado!
Cumprimentos,
John

#15 · (Edited)
Obrigado, John. Lembro-me dessa linha, mas ele apenas afirma "Mannlicher" sem um modelo - e depois com uma interrogação. Nas páginas 218 e 219, Sazanidis escreve sobre o Mannlicher 1895 da Bulgária, entre os quais lista ΥΠΟΔ 1895/24, 7,92 χιλ (M95/24 em 7,92 mm) - o que duvido seriamente que tenha vindo da Bulgária.

Aqui estão close-ups das marcas em ambos os Mannlichers belgas:

Attachments

#16 · (Edited)
Nick,
Qual é a entrada nas páginas 218-219? Não é aí que ele simplesmente lista os rifles por modelo e suas características? Há alguma informação de natureza histórica? Tenho todas as páginas após 219. Em relação ao ponto de interrogação, entendo que indica a questão de alguém sobre o calibre "7,92", que achava que deveria ter sido 8 mm Mannlicher em vez de 8 mm Mauser. Acho importante que não haja M95/24s listados em nenhum inventário de armas do Exército Grego nos resumos em inglês, exceto por esses 5.000 rifles da Inglaterra. Você notou o gráfico de idioma grego na página 509? Pergunto-me qual é a terceira entrada na primeira seção? Podem ser as mesmas 5.000 conversões belgas.

Obrigado pelas fotos das marcas de prova de Liège. De acordo com o livro de Bruno Joos Der Ter Beerst sobre marcações de armas de fogo belgas, a marca do controlador "estrela-sobre-X" pertencia a Alfred Regnier, que trabalhou na Casa de Prova de Liège de 1937 a 1964.
Atenciosamente,
John

#17 · (Edited)
Obrigado, John!

1937 e em diante? Hmm... meio tarde....

Aqui estão as páginas 218 e 219, elas têm informações sobre os rifles retirados da Bulgária. Há algo sobre a modificação para 7,92 na página 220 (no final) e na página 221. Levarei o livro comigo para a igreja e verei se algum dos meus amigos gregos pode traduzir o texto. Quero dizer - eles certamente podem traduzir, mas quase ninguém conhece a terminologia militar, exceto um cara que serviu no exército.

Attachments

#18 ·
Verifiquei a bibliografia de Sazanidis onde me lembrei que ele citou o venerável W.H.B. Smith e seu "Book of Rifles". Aqui temos um círculo completo, pois acredito que Sazanidis citou W.H.B. Smith, que escreveu o seguinte sobre a conversão de 7,92 mm M.88:

Image

Ele também escreveu que M.95/24 é grego, mas sabemos que não é grego, é iugoslavo:

Image

Attachments

#19 · (Edited)
Pedi a um amigo meu para traduzir partes do livro de Sazanidis onde o Mannlicher em 7,92 é mencionado.

Na p. 219, último parágrafo da primeira coluna, o autor afirma que o Mannlicher M.95/24 foi criado na (ou para) Bulgária no final da Primeira Guerra Mundial (Primeira Guerra Mundial) para que os búlgaros pudessem usar os cartuchos alemães de 7,92 mm. (Bem, sabemos que isso não é verdade.)

Nas páginas 220 e 221, ele raciocina por que a Grécia não pode ser o país que encomendou a modificação de 7,92 mm. Aqui está a tradução exata deste trecho:

"Um segundo ponto que precisa ser esclarecido é a informação escrita em livros estrangeiros de que a Grécia, após a Primeira Guerra Mundial, adquiriu um número de rifles Mannlicher de 8 mm do dissolvido império Austro-Húngaro como reparações de guerra, que em 1924 a Grécia mandou converter para 7,92 mm na Bélgica. A imprecisão aqui é óbvia, considerando que em 1924 a Grécia não havia adotado o cartucho de 7,92 mm e, portanto, não tinha motivos para realizar a mudança de calibre atribuída à Grécia. Pelo contrário, se a Grécia tivesse recebido armas austríacas de 8 mm, teria todos os motivos para mantê-las como estavam, visto que a Grécia já possuía armas búlgaras no mesmo calibre para as quais a EEPK fabricava cartuchos Mannlicher de 8 mm. Ao mesmo tempo, países vizinhos como a Iugoslávia e a Bulgária, que haviam adotado o cartucho de 7,92 mm, tinham interesse em tal conversão. Assim, sob a lógica de que nos Bálcãs os fatos que ocorrem em alguns países se relacionam a todos os países da região, a Grécia foi incluída nesta lista sem que isso fosse verdade. Além disso, não foi comprovado conclusivamente se a Grécia recebeu como reparações de guerra algum rifle Mannlicher austríaco de 8 mm. De toda a literatura grega e da comparação de números relacionados, a conclusão de que a Grécia adquiriu essas armas não pode ser tirada com certeza. Em qualquer caso, a questão permanece em aberto, sendo a versão mais provável que a Grécia não recebeu Mannlichers de 8 mm após a Primeira Guerra Mundial como reparações de guerra."

A última tradução é dos cabeçalhos da tabela na p. 509, onde 5.000 Mannlichers são mencionados, sendo o calibre de 7,92 mm questionado na p. 557. Os cabeçalhos das últimas quatro colunas são: Capturados (δ) Comprados do Exterior (ε), Emitidos (στ) e Total (ζ). O item 3 é Rifle Mannlicher de 7,92 mm.

Em suma, o Dr. Sazanidis duvida seriamente que a Grécia tenha encomendado alguma vez uma conversão Mannlicher de 7,92 mm, questiona o calibre dos 5.000 Mannlichers comprados no exterior no início da Segunda Guerra Mundial e não especifica o modelo desses 5.000 rifles Mannlicher.

Attachments

#20 · (Edited)
Olá Nick,

Muitos agradecimentos por traduzir esta seção interessante e por postá-la aqui. Não tenho dúvidas de que Sazanidis está 100% correto. A Grécia não encomendou essas armas no exterior e nunca teve antigos Mannlichers M88 para converter. Certamente não em 1924!

Em vez de serem "encomendados no exterior", os gregos receberam esses rifles simplesmente porque imploraram ao mundo por ajuda militar enquanto eram dominados pela Wehrmacht. Como Sazanidis aponta, apenas a Grã-Bretanha respondeu com armas. Como resultado, os gregos receberam esses rifles (e muitas outras armas) que aceitaram. Não surpreende também porque os rifles foram feitos em 7,92 mm, que os gregos adotaram no final da década de 1930 como seu novo cartucho de serviço... que por acaso é o período de tempo em que esses 5.000 foram remanufaturados na Bélgica. Não tenho dúvidas de que, em tempos normais, o Exército grego nunca teria olhado duas vezes para esses rifles. Como é, dado que tantos desses rifles se originaram no Norte da África, onde os britânicos formaram duas brigadas de infantaria grega, estou confiante de que os rifles não chegaram a tempo de ver o combate na Grécia ou em Creta.

Atenciosamente,
John

#21 ·
Quando a Segunda Guerra Mundial começou, a Turquia vendeu de volta à Grécia as armas que havia capturado durante a campanha da Ásia Menor em 1921-23. Que ironia...

#22 · (Edited)
Nick,
Acabei de me lembrar que a minha cópia do manual técnico da Wehrmacht sobre logística de material bélico estrangeiro (série D 50/1), o "Kennblatter fremden Gerats", tem um capítulo sobre a Grécia! E adivinhem? Em 1941, quando fizeram o inventário das armas ligeiras gregas, os alemães encontraram rifles longos e carabinas Steyr M.95 em 8x50R na mistura! Mais importante, também encontraram M95M jugoslavos em uso na Grécia... que inventariaram e catalogaram como "Mannlicher M95/24". É importante notar que o texto alemão indica que os M95/24 vieram da Jugoslávia, sem qualquer menção de origens búlgaras. Acho que encontrámos a fonte das declarações em fontes estrangeiras que Sazanidis menciona, e parece que eles podem ter tido razão o tempo todo.

O rifle longo Steyr M95 está catalogado como Gewehr 306 (g). A carabina M.95 está catalogada como Karabiner 505 (g), e o "Mannlicher 95/24" está catalogado como Karabiner 494 (g). O "g" em todos os casos significa "Griechenland", ou Grécia. As páginas do meu manual são todas datadas de 1 de dezembro de 1941.

Penso que vou fazer uma pausa enquanto penso nisto. :) A primeira pergunta que me veio à mente foi, no entanto, como é que estas três variações do M95 chegaram à Grécia? Talvez do seu vizinho, a Jugoslávia, para atenuar a agressão italiana?
Cumprimentos,
John

#23 ·
Voltando aos 5000 rifles M88/24 convertidos belgas dados pelos britânicos às unidades gregas no Norte de África... poderiam estes ter estado armazenados nas mãos de um negociante britânico, que os tinha adquirido em 1937-39 (datas disponíveis para as marcas de inspeção... provavelmente para venda a algum comprador estrangeiro???? e depois tomados pelo Ministério da Guerra britânico como possíveis "Armazenamentos de Guerra"... em 1941, encontraram uma utilização para eles, e enviaram-nos para o Norte de África para as unidades gregas lá estacionadas... a munição não era um problema, pois os britânicos usavam 7,9 nas Armas Besa AFV, e como o Africa Koprs estava envolvido na Fracas do Norte de África, também estavam disponíveis quantidades substanciais de munição alemã 7,9.

Vários negociantes britânicos da Primeira Guerra Mundial à Segunda Guerra Mundial tinham armas convertidas na Bélgica para venda em todo o mundo a pequenos compradores. Um lote de 5.000 rifles Mannlicher parece encaixar-se nesta descrição de "pequeno comércio".

Talvez uma pesquisa no Public Records Office mostrasse a origem do Lote de Mannlichers, se eles vieram de uma "Tomada de posse" governamental do início de 1939-40. Alguém para umas Férias em Londres?

Cumprimentos,
Doc AV
AV Ballistics.

#25 · (Edited)
Este é realmente um tópico maravilhoso, e todos que contribuíram para ele, particularmente Nick, seu originador, merecem nossos muitos agradecimentos e sincera apreciação. Demonstra a dificuldade de tentar reunir, a partir de evidências fragmentárias, a história de um modelo obscuro. Mas é isso que o torna fascinante e dá valor ao que os colecionadores fazem.

A isso, acrescentarei mais alguns fragmentos. Tenho três M88/90s (ou o que quer que sejam), todos OEWG. Um é um fuzil convertido em carabina, em 8x56, marcado com "S" e testado em Viena em 1892, um dos meus atiradores favoritos. Mas os outros dois -- ambos fuzis desativados, e ambos em 8x50, são o ponto da minha postagem. Um é um antigo fuzil AOI (e assim carimbado), e o outro traz números nepaleses (?). Este último tem abundantes marcações de estilo britânico no lado direito da coronha, semelhantes em padrão e conteúdo às encontradas nos fuzis canadenses Ross. Terei que desenterrá-lo e postar os detalhes, mas não tenho dúvidas de que este fuzil passou de alguma forma oficial pela propriedade britânica ou pelo menos do governo da Commonwealth.

Percebo que isso não explica como as conversões de 7,92 mm foram parar no Norte da África, mas se foram entregues à Grécia antes da invasão alemã em abril de 1941, poderiam ter sido apreendidas em bloco e levadas para a África pelos próprios italianos. Não é comumente reconhecido que, após a queda da Grécia, os alemães ocuparam apenas Atenas e algumas áreas estratégicas; em geral, a maior parte da Grécia foi ocupada e administrada pelos italianos e pelos búlgaros que ocupavam suas antigas terras na Trácia.

Os fuzis iugoslavos encontrados na Grécia e posteriormente inventariados pelos alemães foram muito provavelmente levados para lá por soldados sérvios que escaparam para o sul pelas montanhas quando os alemães invadiram sua pátria. As fronteiras naquela parte dos Bálcãs são muito porosas, tendo mudado muitas vezes no século passado. Os refugiados não encontraram nenhum refúgio seguro, pois em poucas semanas a própria Grécia foi invadida. Muitos fuzis gregos apareceram após a Segunda Guerra Mundial na Iugoslávia e na Turquia, pelas mesmas razões.

Até que alguém apresente a evidência documental (ou fotográfica) da emissão real de quaisquer fuzis de 7,92 mm para as brigadas gregas formadas no Egito, pelo menos para qualquer coisa além do treinamento, permaneço desconfiado dessa história.

M

#26 ·
Caro MG Mike,
os rifles AOI em 8x50R com marcações engraçadas foram retirados da Abissínia em 1941 e entregues à Índia para treinamento. Rifles...o Arsenal Khirkee indiano fabricou (e ainda fabrica) munição 8x50R a partir de 1942-3...ainda é um calibre de caça registrável na Índia, em um sporter baseado em SMLE feito pelo Indian Ordnance Board (veja seu site).

Muitos desses rifles (M88s, M95s) foram parar em estados que fazem fronteira com a Índia (como Nepal, Sikkim, Butão), daí as marcações em sânscrito...também são encontrados rifles VV 70/87.

Outros destinos para os M95s capturados pela AOI foram várias colônias britânicas na África (como "rifles da polícia"...já que o acesso à munição era limitado, era um "controle de armas nativas" eficaz)...Eu tenho um M95 Stutzen que veio "da África" (não da Etiópia) como um deact...vários buracos no cano (sob a madeira) mais um plugue soldado na câmara...e queimado de sol. daí as marcações do tipo britânico na coronha.

Outro destino para os Carcanos AOI foram 10.000 rifles e carabinas para o KNIL em 1941, via Austrália (que até tentou converter alguns para .303 para o KNIL...protótipos no Museu Lithgow.)...Eu tenho um dos M91s do excedente KNIL/INA...com uma coronha tipo KNIL M95 feita na Indonésia e um conjunto de guarda-mato-mag feito por um ferreiro...mas o rifle é definitivamente um Terni M91 Long.

A Líbia ainda tem cargas de Carcanos (fotos de noticiários dos últimos dias) restantes após a Rendição do Norte da África em 1943 em Túnis.

Atenciosamente,
Doc AV
AV Ballistics.

#27 ·
Não sou especialista nisso, mas pelo meu amigo sérvio sei sobre as baionetas M88/24, então acredito que poderia ter sido feito pela FN para a Jugoslávia? Na Sérvia e em outras partes do império austro-húngaro, que após 1918 fazia parte da nova Jugoslávia, provavelmente restaram um grande número de rifles M88, acredito que os rifles poderiam ter sido transferidos para a Grécia na Segunda Guerra Mundial com os combates? Esta é apenas uma teoria, mas para mim a Jugoslávia é mais real do que a Grécia.

#28 ·
Só como observação, eu não gostaria de ter recebido um desses rifles, e não me sentiria seguro tentando atirar com um agora - 7,9x57 e um ferrolho de cunha não são uma boa combinação.

-Devo

#29 ·
..7.9x57 e um parafuso de bloqueio por cunha não são uma boa combinação.
A julgar pelas numerosas marcas de prova, eles foram testados com sucesso.

#30 · (Edited)
Há um artigo alemão de uma revista desconhecida onde a conexão sérvia é discutida. Observe a baioneta especial para o 7,92 mm M.88. Por quê? Por que eles tiveram que retrabalhar a baioneta quando um simples deslocamento da banda superior teria sido suficiente para a reutilização das baionetas M.88 e M.90 existentes???

As fotos abaixo mostram o encaixe ruim da baioneta M.90 original no chamado M.88/24 - ela não chega até o fim para que o anel da boca esteja totalmente encaixado.

Topo - M.88, inferior - M.88/24:

Image

Direita - M.88, esquerda - M.88/24:

Image

E aqui está o que o artigo alemão mostra como uma baioneta M.88/24 adequada:

Image

Attachments

#31 ·
Olá, sou um novo membro da Grécia e tudo isso é interessante. Tenho algumas informações sobre o Mannlicher 7,92 mm. Em primeiro lugar, os Mannlicher M88/90 e M95 originais em 8x50R eram armas capturadas dos búlgaros na 2ª Guerra Balcânica e na Primeira Guerra Mundial, usadas como tropas da retaguarda na Primeira Guerra Mundial e na campanha da Ásia Menor em 1919-1922. 16.000 rifles longos e 700 carabinas sobrevivem no inventário grego em 1940. De uma revista de história de 2001 chamada história militar para a guerra greco-italiana, ela lista números de inventário e para os 5.000 Mannlicher de 7,92 mm, afirma que foram encaminhados primeiro para a empresa EEPK para modificar sua câmara de cartucho, encaminhando seu cone de cartucho. Pelo que entendi, eles alongaram a câmara na bala. Depois, os rifles foram encaminhados para as unidades. Sazanidis na página 509 (acabei de ler no tópico, ainda não tenho o livro) refere-se à publicação oficial da diretiva do exército, onde lista que os 5.000 Mannlicher foram todos dados às unidades na frente. Disso, temos 2 perguntas:

1) Esses rifles foram enviados?
Eu acho que esses rifles foram em parte ou em sua maioria dados a novas unidades criadas para apoiar o TSAM (parte do exército da Macedônia Oriental) nas fronteiras greco-búlgaras, parte disso eram os fortes da linha Metaxa, depois que a Alemanha mostrou que iria invadir. A Grécia no início tinha 50.000 rifles curtos porque metade do pedido FN M1930 não foi entregue e, portanto, foram usados em tropas da retaguarda com a melhor condição de rifles antigos, capturados em guerras anteriores. Quando ficou evidente que a Alemanha iria invadir, eles decidiram mobilizar mais 3 divisões de infantaria (para as 17 originais), então o pedido de armas aos britânicos foi para as novas unidades que foram criadas. Assim, os alemães capturaram esses rifles das unidades TSAM que receberam permissão do comando geral grego para se render antes que as divisões na Albânia o fizessem.

2) Algo não está certo com os Mannlichers de 7,92 mm, se eles foram enviados para a EEPK para fazer o alongamento da câmara, então meu melhor palpite é que eles não eram 7,92 mm, mas de um tamanho de cartucho semelhante que poderia ser facilmente modificado para atirar no 7,92. Meu palpite é que eram Mannlichers modificados 8x56R, que foram enviados para a EEPK para alongar sua câmara para atirar no 7,92 mm. Se fossem 7,92 reais, então não havia necessidade de trabalho neles, o inventário do exército tinha cartuchos 7,92 e a EEPK também os fabricava, alguns milhões de 7,92x57mm foram fabricados durante a guerra. A EEPK também fabricou o 8x50R para os Mannlichers capturados no inventário grego, então este calibre também não era dos rifles enviados pelos britânicos. Então, chegamos à resposta mais provável de que eram 8x56R para os quais não havia estoques de cartuchos disponíveis e que não foram fabricados por nenhuma empresa grega.

Sazanidis afirma que nenhum rifle Mannlicher foi dado como reparação de guerra da Áustria. E também acredito que nenhuma ordem foi dada à Bélgica para converter armas antigas capturadas para novos calibres. A Grécia estava interessada em reformar o Mannlicher Shoenauer e todos os rifles capturados seriam usados apenas como backups em tropas da retaguarda, não todos, apenas aqueles em boas condições usados com o estoque de munição capturado com eles. Em 1934-5, os Mausers turcos (36.150 rifles e carabinas em 7,65 mm) foram declarados como material excedente obsoleto e inútil e planejaram vendê-los para sucata. Mas com dificuldades para comprar novas armas de países estrangeiros, eles foram reformados e reparados pelo inventário do exército e novos números de série foram estampados em suas coronhas. Eles viram uso limitado em tropas da retaguarda na Segunda Guerra Mundial.

ps se você quiser, posso traduzir algumas páginas do livro de Sazanidis

#32 ·
O Mannlicher 8x50R ou 8x56R não pôde ser alterado para 7,92x57IS Mauser, pois eles são maiores em diâmetro, então um novo cano deve ser usado, ou alguns plugues de câmara, mas estes não seriam reais por 5000 peças. Existe uma teoria sobre o uso de rifles iugoslavos M95/24 convertidos de 1938 para 8x57IS, que poderiam ter encontrado seu caminho para a Grécia?

#33 · (Edited)
O Mannlicher 8x50R ou 8x56R não pôde ser alterado para 7,92x57IS Mauser, pois são maiores em diâmetro, então um novo cano deveria ser usado, ou alguns plug-ins de câmara, mas estes não seriam reais por 5000 peças. Existe uma teoria sobre o uso de rifles M95/24 iugoslavos convertidos em 1938 para 8x57IS, que poderiam ter chegado à Grécia?.
Ninguém sabe ao certo, mas os arquivos dizem que 5.000 mannlichers de 7,92 mm (tipo desconhecido) foram enviados pelos britânicos durante a guerra, e antes de serem emitidos para as tropas, foram enviados para a empresa EEPK para alongar sua câmara, então eu acho que isso prova que eles não eram realmente 7,92 mm, pelo menos não um calibre compatível com o FN Mauser M1930 que o exército grego usava como seu novo rifle de serviço (junto com o mannlicher M1903 6.5MS)em outro tópico neste fórum dizia que os austríacos na Primeira Guerra Mundial estavam encurtando a câmara dos mosin nagants capturados para 50 mm e atiravam sem problemas com cartuchos mannlicher 8x50R em seus canos de 7,62 mm. realmente 0,08 mm é uma diferença muito pequena e talvez apenas uma pequena perda de pressão pela bala 7,92 menor no cano maior.minha teoria é que eles eram realmente 8x56R, um cartucho que o arsenal grego não tem, então eles apenas alongaram as câmaras na frente em 1 mm para obter o 7,92x57 mm, mesmo que isso significasse que, por causa do cano maior, eles seriam imprecisos em maiores alcances, mas ainda aceitos em alcances de batalha reais, ou seja, 100-300m. de qualquer forma, porque o arsenal grego tinha munição limitada em todas as guerras do século 20 (na maioria das vezes não havia mais de 1.000 cartuchos disponíveis para cada rifle), os oficiais ordenavam aos soldados que não atirassem em longas distâncias onde tinham poucas chances de acertar alguma coisa. rotineiramente, eles ordenavam apenas que alguns atiradores muito bons atirassem em distâncias maiores, enquanto os outros atiravam em alcances mais curtos e bem mirados para economizar munição. o lema era: nem um único tiro perdido! um problema que os italianos não tiveram na maioria das vezes. então, se um cartucho 7,92 fosse disparado em canos de 8 mm, a imprecisão não seria tão terrível em curto alcance e em tempo de guerra foi aceito.outra teoria é que o calibre dos rifles era o 7,92 mm dos rifles Gew 88 e precisava ser trabalhado na câmara para disparar o 7,92 do cartucho Gew 1898. (FN M1930 no inventário grego) eu não conheço muito bem as diferenças de cartuchos entre eles. muitos disseram que esses rifles foram comprados da Bélgica pelos britânicos.

#34 ·
As diferenças entre o russo 7,62x54R e o 8x50R não são grandes, por algumas atualizações fáceis poderia ser feito, principalmente o estojo é muito semelhante com Rand, o 8x57IS é totalmente diferente e sem rand, assim como tem outra dimensão na parte inferior, então a mudança não é possível de forma simples, principalmente por recanonagem, como no M95M iugoslavo visível. O 8x57JS também tem pressões mais altas que o 8x50R e o 8x56R. br.Andy