Olá, sou um novo membro da Grécia e tudo isso é interessante. Tenho algumas informações sobre o Mannlicher 7,92 mm. Em primeiro lugar, os Mannlicher M88/90 e M95 originais em 8x50R eram armas capturadas dos búlgaros na 2ª Guerra Balcânica e na Primeira Guerra Mundial, usadas como tropas da retaguarda na Primeira Guerra Mundial e na campanha da Ásia Menor em 1919-1922. 16.000 rifles longos e 700 carabinas sobrevivem no inventário grego em 1940. De uma revista de história de 2001 chamada história militar para a guerra greco-italiana, ela lista números de inventário e para os 5.000 Mannlicher de 7,92 mm, afirma que foram encaminhados primeiro para a empresa EEPK para modificar sua câmara de cartucho, encaminhando seu cone de cartucho. Pelo que entendi, eles alongaram a câmara na bala. Depois, os rifles foram encaminhados para as unidades. Sazanidis na página 509 (acabei de ler no tópico, ainda não tenho o livro) refere-se à publicação oficial da diretiva do exército, onde lista que os 5.000 Mannlicher foram todos dados às unidades na frente. Disso, temos 2 perguntas:
1) Esses rifles foram enviados?
Eu acho que esses rifles foram em parte ou em sua maioria dados a novas unidades criadas para apoiar o TSAM (parte do exército da Macedônia Oriental) nas fronteiras greco-búlgaras, parte disso eram os fortes da linha Metaxa, depois que a Alemanha mostrou que iria invadir. A Grécia no início tinha 50.000 rifles curtos porque metade do pedido FN M1930 não foi entregue e, portanto, foram usados em tropas da retaguarda com a melhor condição de rifles antigos, capturados em guerras anteriores. Quando ficou evidente que a Alemanha iria invadir, eles decidiram mobilizar mais 3 divisões de infantaria (para as 17 originais), então o pedido de armas aos britânicos foi para as novas unidades que foram criadas. Assim, os alemães capturaram esses rifles das unidades TSAM que receberam permissão do comando geral grego para se render antes que as divisões na Albânia o fizessem.
2) Algo não está certo com os Mannlichers de 7,92 mm, se eles foram enviados para a EEPK para fazer o alongamento da câmara, então meu melhor palpite é que eles não eram 7,92 mm, mas de um tamanho de cartucho semelhante que poderia ser facilmente modificado para atirar no 7,92. Meu palpite é que eram Mannlichers modificados 8x56R, que foram enviados para a EEPK para alongar sua câmara para atirar no 7,92 mm. Se fossem 7,92 reais, então não havia necessidade de trabalho neles, o inventário do exército tinha cartuchos 7,92 e a EEPK também os fabricava, alguns milhões de 7,92x57mm foram fabricados durante a guerra. A EEPK também fabricou o 8x50R para os Mannlichers capturados no inventário grego, então este calibre também não era dos rifles enviados pelos britânicos. Então, chegamos à resposta mais provável de que eram 8x56R para os quais não havia estoques de cartuchos disponíveis e que não foram fabricados por nenhuma empresa grega.
Sazanidis afirma que nenhum rifle Mannlicher foi dado como reparação de guerra da Áustria. E também acredito que nenhuma ordem foi dada à Bélgica para converter armas antigas capturadas para novos calibres. A Grécia estava interessada em reformar o Mannlicher Shoenauer e todos os rifles capturados seriam usados apenas como backups em tropas da retaguarda, não todos, apenas aqueles em boas condições usados com o estoque de munição capturado com eles. Em 1934-5, os Mausers turcos (36.150 rifles e carabinas em 7,65 mm) foram declarados como material excedente obsoleto e inútil e planejaram vendê-los para sucata. Mas com dificuldades para comprar novas armas de países estrangeiros, eles foram reformados e reparados pelo inventário do exército e novos números de série foram estampados em suas coronhas. Eles viram uso limitado em tropas da retaguarda na Segunda Guerra Mundial.
ps se você quiser, posso traduzir algumas páginas do livro de Sazanidis