Gunboards Forums banner

WINCHESTER MODELO 88. A AÇÃO DE ALAVANCA DE FERROLHO

2.6K views 15 replies 10 participants last post by  Clyde  
#1 ·
Parece haver muita gente que nunca ouviu falar de um Winchester Model 88 Lever Action, então pensei que algumas fotos de um não fariam mal. Este é uma produção posterior, com câmara em .308 Winchester, o mais comum dos quatro calibres disponíveis. Todo o design novo e de última geração, o Model 88 e seu companheiro de ninhada, o Model 100 semiautomático, apresentaram quatro cartuchos novos incríveis ao público. Todos foram baseados no novo cartucho 7,62 NATO. Eram a família de cartuchos .243, .308, .358 e .284 Winchester. O 88 possuía um carregador removível de quatro tiros, d/t para montagem de luneta e miras do receptor, e uma cabeça de ferrolho rotativa com múltiplas travas de travamento semelhantes a um rifle de ação de ferrolho, o que proporcionava um lançamento de alavanca muito suave e curto. Este foi um grande empreendimento da Big Red W, pois a concorrência na indústria de armas de fogo era acirrada. Um passo em falso ou um fracasso de produto seria um desastre financeiro, como a história mostrou. O jogo começou.

Attachments

#2 ·
Ótimo post highrider! Lembro-me de alguns caras que eram defensores de ambas as armas. Interessante que a Winchester introduziu a concorrência para suas outras armas de alavanca, embora voltada para um grupo diferente de compradores. A única concorrência real para a 88 em .358 era o modelo 336 .35 Remington da Marlin.

#6 ·
Ótimo post highrider! Lembro-me de alguns caras que eram defensores de ambas as armas. Interessante que a Winchester introduziu a concorrência para suas outras armas de alavanca, embora voltada para um grupo diferente de compradores. A única competição real para a 88 em .358 foi o modelo 336 .35 Remington da Marlin.
A Savage fez a 99 em .358 Win., eu vendi a minha recentemente. A última 88 que eu tive foi uma carabina, e tive problemas com o gatilho dela.

#3 · (Edited)
Olá Highrider, também conhecido como Highwriter, como seu estilo jornalístico! Obrigado pela sua contribuição para o Modelo 88! Bom jornalismo e sucinto! Talvez aqui apenas um apêndice como Modelo 88, “segundo episódio” Eu tenho vários rifles 88 e uma carabina. Os primeiros de 1957, mais ou menos quando a Fábrica estava endireitando o Modelo após alguns problemas de produção. Não sei muito sobre isso, além do que li. Nada sério. Em meados da década de cinquenta, a ideia de uma alavanca de alta potência tinha que ser algo como uma aventura questionável para a Firma. Como cortar em dois seus próprios mercados. De um lado, os outros, “alavancas tradicionais” da época. Do outro lado, as câmaras do seu histórico Modelo 70. A alavanca tradicional do Modelo 95 morreu silenciosamente por volta de 1936, ou por aí, quando o Modelo 70 foi introduzido para competir desconfortavelmente. Na década de cinquenta, além de roubar vendas de si mesmo, houve o “choque cultural”. Acredito que a proposição fundamental compartilhada tanto pela Fábrica quanto pelos desportistas... Era realmente necessário? No entanto, sempre “novo e aprimorado” para ter seu caminho! Felizmente para aqueles de nós que apreciamos o Modelo 88. Eu não falo tanto aqui porque, na minha opinião, é outro animal. Mais do que apenas “alavanca livre para você e para mim...” Como o 100 um pouco rabugento! Como você observa, o 7,62 Nato, também conhecido como .308 Winchester, abriu novas perspectivas de cartuchos mais curtos, o que também, não coincidentemente, facilitou o curso da alavanca mais curto. O Modelo 1895 ciclando um longo balanço da alavanca movendo-se em direção a “desajeitado”. O gênero 88 consideravelmente mais compacto e ergonômico em formato muito! Outra característica do Modelo 88 (e 100), nenhum deles sofreu materialmente com a queda de 1964 da Grace do Modelo 70 e das coortes de alavancas. Já representava um fator de design de economia de custos de duas décadas em relação aos gêneros “pré-64” das décadas passadas. Não houve tropeço na borda do cânion nos erros da era “pós”. Se houve alguma “virada” na vida de produção do Modelo 88, foi em 1968 e principalmente estética, que os 88 (e 100) receberam sua “recompensa” de novo e aprimorado! Para a maioria das pessoas, o embelezamento controverso da coronha. Minha crença, infelizmente, é que as margens de lucro das vendas não estavam lá e um ‘novo guarda-roupa’ não ia ajudar, não em sentido absoluto. A Fábrica ainda fez um profeta. As “alavancas tradicionais” permaneceram onde estava o dinheiro! Finalmente, em 1973, a ficha foi puxada. Modelos 88 e 100, chega! Notavelmente, desde cerca de 1962, a Sako tinha sua própria edição de alavanca “moderna” de alta potência e ouvi dizer que há um rifle muito bom lá que emula funcionalmente o Modelo 88. Por muitas razões, principalmente incluindo o preço como mais e o volume de produção como menos, também morreu silenciosamente. Minha Carabina Modelo 88, fotos abaixo, surgindo da ‘cúspide’. Entre essa introdução de submodelo em 1968 e a mudança da Winchester para o prefixo do número de série “H” para satisfazer o governo. Oh meu! :) A principal virtude da carabina, além da própria “carabina”, é a virtude irônica da coronha sem adornos. Sem frescuras para evitar “excessos” dos rifles pós-'68. O Modelo 88 realmente tinha ‘isso’ inteiramente sobre a infinidade de designs John Browning da virada do século. Tudo, exceto a “mística histórica e o apelo popular”. Talvez seja melhor não ofender ao despachar veados e criaturas semelhantes com coisas ‘novas’! E não tenho certeza de quanto os desportistas lamentam! Como Highrider sugere, o 88 é um Modelo mais esquecido do que lembrado pela maioria das pessoas. O “Win 88” vive hoje como algo como um Modelo de nicho. Mas as linhas suaves sem martelo, a capacidade de apontar, a ergonomia e a praticidade... Tudo isso, na minha opinião, o diferencia! Obrigado novamente Highrider! Gosto do seu estilo jornalístico e, especialmente, da concisão, que nunca pareceu capturar! :) :) :) Outro fã do Modelo 88! Melhor! John

Attachments

#4 ·
Boa publicação, John! Entre nós dois, o 88 vislumbrou a luz do sol e, esperançosamente, um ou dois novos amigos. Sempre que mostro um 88 a alguém com menos de sessenta e cinco anos, os comentários unânimes começam com espanto, deslizando para coisas como “Parece algo que meu avô teria” ou “É suave, como um Buick”. Recebe respeito, mas não como um “Scout Sniper Mossy” com acessórios 3Gun pendurados e câmeras térmicas de desconexão rápida, porque os zumbis não têm assinatura de calor. Apenas no caso de você entender.
E John, noto que ninguém tira um Modelo 100 para se gabar, a menos que sejam colecionadores. Não precisa se preocupar com eles atirando com esses rifles tão cedo. Tente conseguir algumas caixas de .284 Win.

#8 ·
Sim, esqueci o Savage 99 - a outra ação de alavanca. Eu sempre o associei aos calibres menores, mas você está correto.
Eu tenho um 99 em 250-3000. Eu gostaria de um em .284 Win (e várias outras câmaras).

Continue observando um 88 em .243 e um 100 em .308, mas todos foram muito caros. Ficaria relutante em tirar um 100 quando tivesse que ter certeza de que ia funcionar, mas seria OK para matar alvos de papel ou talvez latas cheias de Tannerite.

#11 ·
O Modelo 88 precedeu as ofertas da Finn e da Browning em pelo menos um ou dois minutos. Mas a conclusão é que ambas as empresas pensaram o suficiente no conceito para dedicar tempo e dinheiro e apresentar seus modelos competitivos. Ambos são excelentes rifles de alavanca e são bem considerados por seus proprietários.
Os Finnwolfs são difíceis de encontrar e caros o suficiente para serem proibitivos para a maioria dos caçadores, mas os Browning BLRs são muito mais comuns, bem, mais ou menos. Eu gostei de possuí-los todos em uma ou outra ocasião e tenho que dar o sinal verde para o BLR ser o vencedor neste nicho de rifles de alavanca. Do .22lr aos magnums com cinto, o BROWNING BLR tem uma oferta para satisfazer os desejos e necessidades percebidos de qualquer louco por ação de alavanca e todos que usei foram muito precisos e confiáveis.
Blasfêmia de um colecionador Big Red 'W'? Bem, sim, é, mas eu não me importo. É o que é.

#12 ·
Eu uso um 88 em 308 para caçar na Europa, principalmente javalis e veados. É ótimo para tiros de curta a média distância em "caçadas de batida" e "monteria", mas não é preciso após 300m para um alvo em movimento. Há tão poucos desses tiros que vou fazer, que realmente não me importa muito. Gosto da capacidade de usar carregadores e do comprimento do cano, para que atirar no mato não seja um problema. Usando munição mais leve, posso atirar em corços e raposas, dependendo da estação.

#13 ·
Eu uso um 88 em 308 para caçar na Europa, principalmente javalis e veados. É ótimo para tiros de curta a média distância em "caçadas de batida" e "monteria", mas não é preciso após 300m para um alvo em movimento. Há tão poucos desses tiros que vou fazer, que realmente não importa muito para mim. Gosto da capacidade de usar carregadores e o comprimento do cano para que atirar no mato não seja um problema. Usando munição mais leve, posso atirar em corços e raposas, dependendo da estação.
Eu amo a espingarda, pois é uma arma de família e me sinto muito confortável com ela. A capacidade de usar munição 7.62NATO para treinamento também é uma vantagem.
Essas espingardas eram bastante populares nos anos 70, mas agora foram aposentadas principalmente porque o mercado é para espingardas com munição mais quente.
Estou muito animado em saber que um Modelo 88 ainda está sendo usado regularmente para caçar na Europa. É que uma espingarda de ação por alavanca não é realmente um estilo de espingarda "europeu" e me pergunto se elas são vistas como um tipo de arma "exótica" associada ao gosto americano ou realmente apreciadas pela praticidade e facilidade de transporte do design? Certamente, não pode haver muitos caçadores em campo com espingardas de alavanca na Europa, mas eu simplesmente não sei. Quais são suas observações?

#15 ·
Na Europa, é muito raro ver uma ação de alavanca "em ação", pois a maioria são apenas "enfeites de parede". Em muitas áreas de caça espanholas antigas, os guardas florestais costumavam ter "Tigres" 44-40, alguns da Guerra Civil Espanhola, mas estes raramente eram usados ​​para caçar. Os que você encontra geralmente estão enferrujados ou não declarados, então comprá-los legalmente é complicado. A Guarda Civil (polícia) os tinha e eles foram então vendidos para o mercado civil dos EUA https://en.wikipedia.org/wiki/Tigre_(rifle)

Caçadores modernos na Europa parecem ir para rifles em 338 ou calibres semelhantes, e poucos winchesters podem lidar com essas cargas. Pessoalmente, acho muito satisfatório quando consigo abater vários javalis de uma tropa de javalis correndo, e recarregar com o 88 é rápido e fácil. Quando outros caçadores veem esses rifles, eles se interessam e ficam impressionados com o manuseio, mas hesitam em abrir mão de seus "overkillers".
É apenas uma filosofia diferente:
Aprendi a caçar com meu avô e meu tio, e apenas tiros que garantissem um máximo de carne eram permitidos. Qualquer coisa, exceto uma morte limpa, era mal vista. Minha sensação é que hoje em dia a maioria dos caçadores na Europa usa calibres maiores para que a caça não escape quando a colocação do tiro não é perfeita, mesmo que isso signifique menos carne na mesa.
Há também uma grande diferença ao espreitar, onde o animal está sem a descarga de adrenalina, ou durante as caçadas, onde os grandes javalis podem levar alguns tiros mal colocados e continuar correndo até morrerem sob um arbusto onde você não pode encontrá-los.

#16 ·
Olhando para trás, para a caça que eu fazia enquanto estive na Alemanha (Outono de 1966-Verão de 1968), eu usava um Remington Model 700 em .308. Acho que poderia ser inclinado a ficar com o Model 700 hoje, mas talvez em .338 Federal para javalis.