Gunboards Forums banner

Peguei um Brno 22F com um toque.

281 views 13 replies 6 participants last post by  Mauserkid  
#1 ·
Peguei uma Brno 22F que se revelou mais estranha do que o esperado — ação de guerra, número pós-guerra e alguns detalhes de fábrica surpreendentes.

Image

Image

Comprei esta online a partir de fotos bastante más. Honestamente, tudo o que consegui distinguir foram os montagens de garra de fábrica, a mira ainda no lugar e um ferrolho com joias. Isso foi suficiente para me convencer a dar o mergulho.

Assim que a tive em mãos, alguns detalhes saltaram à vista. O ferrolho e a trava do ferrolho são com joias. A tampa da empunhadura e a placa da coronha são de chifre de búfalo. Não vi muitas assim, principalmente de plástico ou algumas antigas que eram de madeira nua.

Image

Image

Depois, notei as marcações. A caixa da culatra está estampada Waffenwerke A.G. Brünn, colocando-a bem no período de ocupação alemã durante a guerra. A inscrição é dourada, o que provavelmente não foi feito na fábrica.
Image

O cano está marcado com 41 ao lado da marca de prova, então fabricação de 1941 para a caixa da culatra, cano e ferrolho. Todos os números coincidem.
Image

O ferrolho ainda tem a nervura guia e a segurança de bandeira Mauser, o que se encaixa com os ferrolhos de estilo militar ajustados à mão de 1941.
Image

A caixa da culatra tem um guia de carregador e uma ação de topo redondo, e está equipada com montagens de garra de fábrica. Elas encaixam perfeitamente e têm até um corte em túnel para que você ainda possa usar as miras de ferro com a mira montada. Os parafusos na montagem traseira também estão alinhados.
Image

A mira é uma Hensoldt Wetzlar 1.5-6x com um trilho. O retículo está no primeiro plano focal e a mira em si é brilhante e clara. Muito melhor do que algumas das minhas Leupolds. Veio com uma concha ocular de borracha, mas é claustrofóbica de usar, então a tirei. Prefiro dois olhos abertos. É uma mira real dos anos 1950, então fiquei confuso com a data de 1941 até olhar o número de série.

O ponto mais interessante é o número de série 36754, que colocaria o rifle no início dos anos 1950. Mas, olhando mais de perto, esse número na verdade sobrepõe o número de guerra original. Então, o que temos aqui é uma ação de 1941 que foi posteriormente retirada, vestida com alguns recursos de luxo e renumerada para a produção civil dos anos 1950.

Image

Se foi retirada da caixa de peças como uma espécie de tributo aos sporters pré-guerra, ou construída como uma encomenda especial para alguém que queria aquela sensação clássica militar Mauser com detalhes mais finos, nunca saberei. Mas em comparação com os outros rifles feitos em 1941 sob ocupação, este realmente se destaca.
Adicionarei também algumas fotos dos móveis de chifre, parafusos alinhados, joalheria, marcações, montagens – para que você possa ver do que estou falando. Um detalhe que eu realmente gostaria de saber é se os parafusos alinhados (parafuso frontal da caixa da culatra, parafuso da ponteira, parafuso do guarda-mato) eram algo que a Brno fazia em todos os rifles 21/22, ou se é incomum. Nunca vi ninguém mencionar isso antes.
Image

Mais alguém viu sobreposições semelhantes ou construções de luxo da Brno durante esse período?

Este anúncio é para um modelo de 1942 e o número de série tem apenas quatro dígitos, então minha caixa da culatra possivelmente tinha um número de série de quatro dígitos antes de ser sobreposto nos anos 1950.

#4 ·
Peguei um Brno 22F que se revelou mais estranho do que o esperado — ação de guerra, número de pós-guerra e alguns detalhes de fábrica surpreendentes.

View attachment 4376739
View attachment 4376738

Comprei este online a partir de algumas fotos bastante rudimentares. Honestamente, tudo o que consegui distinguir foram os suportes de garra de fábrica, a mira ainda no lugar e um ferrolho com joias. Isso foi o suficiente para me convencer a dar o mergulho.

Quando o tive em mãos, alguns detalhes saltaram à vista. O ferrolho e a trava do ferrolho são com joias. A tampa da empunhadura e a placa da coronha são de chifre de búfalo. Não vi muitos assim, apenas principalmente plástico ou alguns dos primeiros que eram de madeira nua.

View attachment 4376741
View attachment 4376740

Então notei as marcações. O receptor é estampado Waffenwerke A.G. Brünn, colocando-o diretamente no período de ocupação alemã durante a guerra. A letra é dourada, o que provavelmente não foi feito na fábrica.
View attachment 4376743
O cano é marcado 41 ao lado da marca de prova, então fabricação de 1941 para o receptor, cano e ferrolho. Todos os números batem.
View attachment 4376744

O ferrolho ainda tem a nervura guia e a segurança de bandeira Mauser, o que se encaixa com ferrolhos de estilo militar ajustados à mão em 1941.
View attachment 4376748
O receptor tem um guia de carregador e uma ação de topo redondo, e está equipado com suportes de garra de fábrica. Eles encaixam perfeitamente e até têm um corte de túnel para que você ainda possa usar as miras de ferro com a mira colocada. Os parafusos na base traseira também estão sincronizados.
View attachment 4376749

A mira é uma Hensoldt Wetzlar 1.5-6x com um trilho. O retículo está no primeiro plano focal e a mira em si é brilhante e clara. Muito melhor do que algumas das minhas Leupolds. Veio com uma concha ocular de borracha, mas é claustrofóbica de usar, então a tirei. Prefiro muito mais dois olhos abertos. É uma mira real dos anos 1950, então fiquei confuso com a data de 1941 até pesquisar o número de série.

A parte mais interessante é o número de série 36754, que o colocaria no início dos anos 1950. Mas em uma análise mais detalhada, esse número na verdade sobrecarrega o número de guerra original. Então, o que temos aqui é uma ação de 1941 que foi posteriormente retirada, vestida com alguns recursos de luxo e renumerada na produção civil dos anos 1950.

View attachment 4376750
Se foi retirada da caixa de peças como uma espécie de tributo às espingardas pré-guerra, ou construída como uma encomenda personalizada para alguém que queria aquele toque clássico militar-Mauser com detalhes mais finos, nunca saberei. Mas em comparação com os outros fuzis feitos em 1941 sob ocupação, este realmente se destaca.
Adicionarei algumas fotos de móveis de chifre, parafusos sincronizados, joias, marcações, suportes – para que você possa ver do que estou falando. Um detalhe que eu realmente gostaria de saber é se os parafusos sincronizados (parafuso frontal da ação, parafuso da ponta do cano, parafuso do guarda-mato) eram algo que a Brno fazia em todos os fuzis 21/22, ou se é incomum. Nunca vi ninguém mencionar isso antes.
View attachment 4376751
Mais alguém viu sobreposições semelhantes ou construções de luxo da Brno durante esse período?

Este anúncio é para um modelo de 1942 e o número de série tem apenas quatro dígitos, então meu receptor possivelmente tinha um número de série de quatro dígitos antes de ser estampado em 1950.
Image

Image

Image

Image

Image
Image
Image
Image
Image
Image

#5 ·
Isso me faz voltar muitos anos. Um tio, o irmão favorito do meu pai, comprou uma custom tcheca, calibre 7 mm, que parecia exatamente com aquela. Eu era adolescente e nunca tinha visto nada parecido. Sempre fiquei de olho, pelo menos desde que tinha dinheiro no bolso, em algo semelhante à do tio Charlie. Nunca soube o que aconteceu com ela depois que ele faleceu. Isso é muito legal. Obrigado pelas lembranças.

• Like
Reactions: Frosty and Carswell
#7 ·
Eu não sigo bem o dig. Leupold. Você diz muito melhor. Você quer dizer muito melhor do que um Leupold de cerca de 1941? Eu entendo isso, mas não vejo nenhuma comparação com um Leupold moderno. O amor é cego? Dito isso, acho a mira a característica mais interessante do seu post. Eu consideraria cortar alguns apêndices desnecessários para possuir esse rifle.

Bela arma, ótimo post. Muito apreciado.(y)

#8 ·
Eu não sigo bem o Leupold dig. Você diz muito melhor. Você quer dizer muito melhor do que um Leupold por volta de 1941? Eu entendo isso, mas não vejo nenhuma comparação com um Leupold moderno. O amor é cego? Fora isso, acho a mira a característica mais interessante do seu post.

Eu consideraria cortar alguns apêndices desnecessários para possuir esse rifle. Bela arma, ótimo post. Muito apreciado.(y)
Eu não tenho Leupolds chiques, mas tenho um Vx3i 2-7 que é meio novo e alguns vari-xiii mais antigos, e eles não são tão claros quanto este vidro. Eu os comparei lado a lado e este velho Hensoldt parece melhor. Retículo à parte. Não muito diferente, mas melhor.