Gunboards Forums banner

Kar98az, o que procurar?

1 reading
5.2K views 18 replies 15 participants last post by  Poot  
#1 ·
Estou à procura de um Kar98az. Tenho visto alguns aparecerem e desaparecerem em feiras e lojas de armas. Tenho aprendido bastante sobre eles através de pesquisas, mas queria colocar algumas questões ao fórum sobre o que procurar. Que faixa de preço seria considerada “razoável” hoje em dia? Existem anos de produção e variações que são mais raras do que outras? Alternativamente, existem variações e condições (condição significando, por exemplo, um acabamento bubba comum) a serem evitadas? Obrigado por ler!

#2 ·
Os Kar98 da Primeira Guerra Mundial ficaram caros na última década. Sem mencionar que também estão cada vez mais difíceis de encontrar.

Eu vi alguns serem vendidos no Gunbroker no último ano por apenas 600-700 dólares, mas vi-os serem vendidos por 1200 dólares ou mais.

Tudo depende da condição, números correspondentes, arsenal/data de fabricação... ele foi limpo/refeito após a Primeira Guerra Mundial.

#3 ·
Eu acho que se tiver o parafuso 98a correto com o botão recartilhado achatado e a madeira e o hardware ainda estiverem intactos, é uma vantagem. Preço razoável é aquele que você define e não há outro licitante disposto a pagar cem dólares a mais do que você está disposto a pagar.

• Like
Reactions: 148Infantry
#4 ·
Muitos novatos costumam confundir o kar 98 polonês com um verdadeiro kar98az. Marcações e formato do gancho de empilhamento são as primeiras pistas. A alça do ferrolho achatada kar98az correta, feita e marcada na Alemanha, é outra. Mesmo aqueles kar98azs verdadeiros com números não correspondentes no ferrolho e no rifle podem facilmente render mais de 1.000 euros, desde que todas as peças sejam alemãs. Os kar 98 poloneses podem fazer o mesmo nestes tempos de "inflatobuck". Diabo, apenas uma capa de focinho original feita na Alemanha pode render mais de 3 notas. Feliz que meus dias de colecionador acabaram.

#5 ·
Com base na minha experiência nos últimos anos, os Kar 98A realmente decentes, todos correspondentes, não batidos, que mais tarde seriam chamados de Kar 98AZ, irão facilmente por US$ 1500 e mais quando se trata de alguns dos arsenais mais esotéricos que produziram um número menor de Kar 98 originais.

Depois, há as pequenas variações de estoque, tanto com quanto sem o disco de desmontagem do parafuso e ranhuras para os dedos, que fornecem variações iniciais e tardias. Além disso, as coronhas dos Kar 98 fabricados no final da guerra frequentemente têm coronhas que são produzidas com duas peças separadas de madeira e/ou são fabricadas com faia em vez de nogueira.

No final de 1917, o fornecimento de toras de estoque de nogueira de qualidade estava quase esgotado, mas através dos esforços sempre engenhosos dos arsenais alemães, eles mantiveram a produção fluindo durante toda a guerra. A faia tornou-se o material alternativo de escolha. Uma grande porcentagem da produção do final da guerra em 1918 foi fornecida aos turcos otomanos em um esforço para mantê-los na guerra.

E uma vez que você tenha um M98A adequado em sua coleção, então, de forma alguma, você tem que perseguir uma baioneta S98 com o protetor de flash adicionado para permitir a emissão com o Kar 98 mais curto.

Aqui estão fotos de dois exemplos da minha coleção, um exemplo inicial e um tardio ....... Aproveite!

Top ~ Erfurt 1918 ~~~~~~ Bottom ~ Danzig 1910
Image

Combinando, Danzig 1910 ~ M98 Karabiner
Image

Image

Image

Image

Combinando, Erfurt 1918 ~ M98 Karabiner
Image

Image

Image

Image

Image

Observe o selo "B" para identificar uma coronha de duas peças feita com faia.​

#9 ·
Para que conste, eu peguei este exemplar correspondente, até os pequenos parafusos, um Danzig de 1912 não marcado como importado, em um leilão GB por pouco mais de 1k no ano passado. Eu estava procurando um para minha coleção da Primeira Guerra Mundial. A maioria que vi vendida por revendedores de armas antigas no varejo custava US$ 1.500 ou mais. O meu veio de uma liquidação de bens. Não é perfeito, mas altamente plausível como um item trazido da Grande Guerra. Nunca foi rearmado ou modificado no pós-guerra.

Attachments

#10 ·
Os Turkiye Kar98A foram usados ​​como estavam na década de 1920, depois atualizados para o padrão turco com madeira, cano e bandas em 1937 como um Rifle Curto. A madeira, as bandas, a alça de mira são como para o M1903/30, mas com a alça de mira frontal Kar98A.
Eles também fizeram M1903/37, Gew98/37 como Rifles Curtos também. Estes se tornaram o padrão para os Rifles Curtos recém-construídos Kirikkale 44-46.
Os Rifles Curtos Padrão de 1937 são um grupo de nicho de três rifles de origem diferente.
Um subgrupo tinha a banda H e o trilho de baioneta StG, para uso com baionetas G98 não reformadas.
Da Pesquisa Serial Turca DocAV, parece que cerca de 5.000 ou 10.000 de cada conversão foram feitas, enquanto os novos K'kale foram 5.000 por ano (total de 15.000).

Uma coleção muito interessante
Subconjunto.
DocAV

#11 ·
Seja o que for que você faça, NÃO compre uma versão sportered/bubba'ed e não espere encontrar um conjunto decente de móveis para fazer uma restauração.
Este animal não existe e muitos caras cortaram versões e se arrependem de investir no mesmo, pois não há peças de reposição flutuando por aí como em outros Mausers.

#12 ·
Seja o que for que você faça, NÃO compre uma versão sporter/bubba e espere encontrar um conjunto decente de móveis para fazer uma restauração.
100%, antes de pegar um sporter para "resgatar", você precisa ter a grande sorte de já ter o estoque em mãos.
No final, você pode gastar perto de (ou mais!) do que o custo de apenas comprar um exemplo completo e correto.

Eu sei que antigamente, as pessoas se viravam jogando esses Kar.98a em uma coronha SCW Polish K98 da Springfield Sporters, mas aqueles dias já se foram (muito antes de eu entrar no hobby). Mesmo hoje, essas coronhas SCW Polish ainda rendem uma boa quantia!

#13 ·
Costumava haver um recurso Kar98a realmente ótimo de Peter Kuck encontrado por meio de uma simples pesquisa no Google, mas infelizmente parece que foi retirado por qualquer motivo. Acho que deveria tê-lo baixado. Que pena.

#14 ·
Comprei um Duffle Cut da Gunbroker há cerca de 5 anos. Não foi anunciado como um duffle, mas paguei cerca de 7 notas por ele. Condição - deixarei as fotos falarem por si. Mandei reparar o Duffle Cut por um membro aqui que fez um excelente trabalho. Eu diria que espere pagar pelo menos o dobro no mercado atual.

#15 ·
FWIW, eu peguei um Danzig de 1918 que é uma incompatibilidade de ferrolho, mas de outra forma tudo combinando por $780 em 2021.

A coronha é a variante de madeira de faia do final da guerra, feita em 2 peças, ou a ponta da coronha foi reparada em algum momento. Há uma pequena rachadura no guarda-mão escondida pela banda do cano. O furo é um pouco mais escuro com raias nítidas.

#16 ·
Erfurt foi o fabricante mais comum, eles fizeram armas de 1907-1918, então até onde eu sei. O próximo mais comum foi Danzig, eles fizeram armas de 1909-1914 e depois retomaram a produção em 1918. Amberg, o Arsenal da Baviera, é o próximo mais raro, eles só foram feitos no período pré-guerra. Finalmente, Spandau é o mais raro, feito no mesmo período que Amberg, mas apenas cerca de 12.000 feitos, se a memória não me falha. Para mim, um atrativo são as marcações das unidades, muitas armas pré-guerra trazem marcações de unidades na placa da coronha. Algumas unidades diferentes incluem Jager, cavalaria, suprimentos, artilharia, metralhadora, colonial e naval. Na foto está meu orgulho e alegria, um raríssimo East Asian Marine 98a, parte de um pequeno contrato para armar as tropas alemãs na China por volta de 1913. AFAIK, apenas dois deles são conhecidos. Aprender a ler as marcações das unidades alemãs é um hobby divertido que permite rastrear a história de seus rifles. Dito isso, na maior parte (algumas exceções, é claro), a maioria das armas de guerra não tem marcações de unidades.

As armas da era de Weimar e nazista também são muito legais imo. Você pode encontrar uma variedade de diferentes marcações de unidades ou organizações, como vários departamentos de polícia (eu também tenho um Berlin PD 98a!), a milícia bávara EWB ou o RFV (Finanças do Reich).

Attachments

#17 ·
Tenho algo estranho para vocês...

Este é o meu Amberg K98 que (ok, longa história, mas cooperem comigo) passou por um caminho LONGO e interessante. 'Interessante' no sentido da antiga maldição chinesa de 'Que vivas em tempos interessantes'.

Em algum momento, um Amberg K98 foi adquirido pela Bélgica, provavelmente no pós-guerra, como os Gewehr 98 que eles usaram para seus fuzis Modelo 1889/36 na década de 1930. Foi testado e comprovado por Liège (veja a foto da marca de prova), capturado pelos alemães provavelmente em 1940, acoplado a uma coronha marcada '1920' que passou pelo depósito de Kassel na Primeira Guerra Mundial, e então revisado e carimbado para combinar no depósito do Exército Alemão da Segunda Guerra Mundial em Posen (Poznan moderno, na Polônia), e presumivelmente usado por unidades da Ordnungspolizei, ou unidades semelhantes de segunda ou terceira linha que precisavam de rifles. Posen combinou todos os números restantes, então é o que você chamaria de 'combinando após reparo/reemissão do depósito'. As marcações do depósito da Segunda Guerra Mundial estão marcadas no lado direito da coronha abaixo do carimbo do depósito de Kassel da Primeira Guerra Mundial, e na parte inferior da coronha com o carimbo de depósito mais típico da Segunda Guerra Mundial.

Pat

#19 ·
Selos da época da Primeira Guerra Mundial do depósito de Kassel. Muito legal- Pat

• Like
Reactions: CJ556