Gunboards Forums banner

Empresas de Armas Pequenas de Treinamento Militar Japonês

11K views 71 replies 10 participants last post by  seinen  
#1 · (Edited)
Eu pensei que seria uma boa ideia ter um tópico dedicado apenas ao tema das empresas que fabricavam armas de treinamento militares japonesas. Havia literalmente dezenas de empresas envolvidas na produção e venda de armas de treinamento militares. Algumas dessas empresas permanecerão para sempre desconhecidas quanto ao que exatamente fabricavam, enquanto outras empresas são bem conhecidas pelos colecionadores de artigos militares japoneses. Em termos de informática, pense neste tópico como uma discussão sobre software em vez do hardware real. Para começar este tópico com o pé direito, pensei que deveríamos começar com o que há de mais moderno!

大山製作所 = Ōyama Seisaku-Jo = Ōyama Manufacturing
Aparentemente, a Ōyama Manufacturing só fabricava uma coisa, baionetas de treinamento 青年訓練用剣銃, e a julgar pelo perfil da empresa, eles fizeram muitas delas! A empresa foi fundada em 昭和四年六月 (junho de 1929) e estava localizada em 名古屋市 (Nagoya City). A empresa ainda está listada nos diretórios de 1940 e 1943 como fabricante de baionetas.

Coluna Esquerda
主要製品 = shuyō seihin = principais produtos.
生産額 (一ヶ年間) = seisangaku (ikkanen-kan) = quantidade de produção (um ano).
工場所在地 = kōjō shozaichi = localização da fábrica.
營業所在地 = eigyō shozaichi = local de negócios.
電話 = denwa = telefone.
工場代表者 = kōjō daihyō-sha = representante da fábrica.
創業 = sōgyō = estabelecimento.
職工數 = número de trabalhadores da fábrica. 男 = masculino, 女 = feminino, 計 = total.
原動機 = gendōki = motor. 種類 = tipo, 臺数 = número de unidades, 實馬力 = cavalos de força.

Coluna Direita
梃 = contador de armas.
圓 = Yen (caractere mais antigo de 円).
同上 = dōjō = o mesmo que acima.
電 = den = elétrico.

#2 · (Edited)
Este provavelmente será um tópico longo, desde que o assunto seja discutido adequadamente. Meu ex-contato na Heirinkan Firearms KK, Sr. Shoji Ueda, reteve anotações pertencentes a seu sogro, e ex-presidente da Heirinkan, Sr. Kamata, que indicavam que 36 empresas japonesas fabricavam armas de treinamento de vários designs.

As empresas das quais tenho conhecimento pessoal são as seguintes: (1) Izawa, (2) Heirinkan, (3) Nambu, (4) Kaneyama, (5) Suzuki, (6) Nippon Special Steel, (7) Hasegawa, (8) Hayashi, (9) Iwasaki, (10) Nihon Kogaku, (11) Nihyo Hyoteki, (12) NTK Tokyo, (13) Heiwa, (14) Sakai, (15) Shibata e (16) Sugimoto. Além disso, existem cerca de 10 ou mais rifles de treinamento que foram produzidos por fabricantes atualmente desconhecidos que são identificados apenas pela marca registrada do receptor.

Com referência à postagem inicial, eu não estava ciente da Oyama Manufacturing Company. Como seu único produto eram baionetas de treinamento, eles podem ter sido um subcontratado privado de muitos fabricantes de armas de treinamento. Eu sei com certeza que a Nambu, por exemplo, subcontratou a fabricação de receptores para seus 7/8 Child's Training Guns para uma empresa atualmente desconhecida em Osaka.

C/

#4 · (Edited)
Eu sei com certeza que Nambu, por exemplo, subcontratou a fabricação de receptores para suas 7/8 Child's Training Guns para uma empresa atualmente desconhecida em Osaka.
De repente, não sei que empresa poderia ser essa em Ōsaka. No entanto, em 1935, duas outras empresas foram listadas como fabricantes de itens Nanbu. As duas empresas estão listadas abaixo.

東洋機器製作所 (Tōyō Kiki Seisaku-Jo) localizado em 東京市 (Cidade de Tōkyō) fabricava 南部式銃 (Fuzis Tipo Nanbu).
岩田鑄工所 (Iwata Chūkōjo) localizado em 埼玉県川口市 (Cidade de Kawaguchi, Prefeitura de Saitama) fabricava 南部銃附屬品.

#3 ·
Este tópico tem PDF por todo o lado!

• Like
Reactions: Geokop
#5 ·
Obrigado Kiipu pelas informações adicionais sobre o subcontratado. Não estou familiarizado com nenhuma dessas empresas. Minhas anotações indicam mais dois fabricantes de rifles de treinamento que não foram mencionados acima, no entanto, precisarei confirmar os nomes de ambos. Mais tarde.

#6 · (Edited)
合資會社・東洋銃器製作所 = Gōshi Gaisha Tōyō Jūki Seisaku-Jo
A Tōyō Small Arms Manufacturing, Limited Partnership, foi estabelecida em maio de 1934 昭和九年五月 e estava localizada na cidade de Nagoya 名古屋市東區矢田町. Em 1937, a empresa podia fabricar 5.000 rifles de treinamento 三八式訓練銃 e metralhadoras 機関銃 por ano. Esta empresa não deve ser confundida com outra empresa de rifles de treinamento com um nome semelhante, 東洋機器製作所 (Tōyō Kiki Seisaku-Jo), que foi mencionada acima.
Representante da fábrica em 1937: 小林近太郎.

#7 ·
Duas companhias de fuzis de treinamento adicionais que notamos em nosso livro Type 99 Naval Special são: Japan Firearms Manufacturing Co. (日本銃砲製作所) de Hamamatsu, e a Imperial Japanese Scientific Arms Co., Ltd (大日本科学兵器KK) de Takazaki/Tóquio. Embora nada além do nome da empresa tenha sido encontrado nas anotações do Sr. Kamata para a Japan Firearms Co., a Imperial Japanese Scientific Arms Co. foi chefiada pelo Sr. Kumtaro Endo, um prolífico inventor de armas fac-símiles movidas a carboneto. Além de muitos documentos de patentes de modelos de utilidade japoneses, nada mais está atualmente disponível sobre esta empresa.

Você tem alguma informação corporativa adicional sobre a Japan Firearms Co.? Estou trabalhando para confirmar o nome de mais uma companhia de fuzis de treinamento que estava localizada em Nagoia e postarei essa informação quando estiver disponível.

#8 ·
Você tem alguma informação corporativa adicional sobre a Japan Firearms Co.? Estou trabalhando para confirmar o nome de mais uma empresa de treinamento de rifles que estava localizada em Nagoya e postarei essa informação quando estiver disponível.
Não tenho informações adicionais sobre esta empresa no momento. No entanto, ficarei atento no futuro. Atualmente, estou trabalhando na tradução das empresas de treinamento de rifles localizadas na cidade de Nagoya.

#9 · (Edited)
加藤製作所 = Katō Seisaku-Jo = Katō Manufacturing

A Katō Manufacturing foi estabelecida em 1906 明治三九年 e estava localizada na cidade de Nagoya 名古屋市. Eles fabricavam rifles de treinamento e metralhadoras leves 教練用銃及軽機関銃等. Observe que os locais da empresa e da fábrica ficavam em áreas diferentes. A empresa tinha 25 trabalhadores de fábrica em 1937.
Representante da fábrica em 1937: 加藤庄吉.

Attachments

#10 ·
Sobre o fabricante de rifles de treinamento adicionais na área de Nagoya, minhas anotações indicam que uma empresa chamada "Nippon Firearms KK" (日本銃砲KK) estava produzindo ativamente rifles de treinamento e implementos relacionados até 1943. Nippon Firearms KK foi a sucessora de outra empresa chamada "Owada Firearms KK" (大和田銃砲KK), anteriormente localizada em Kasugai-shi. Considero esta informação confiável, pois foi transmitida a mim pelo Sr. Tsunesaku Ichimura, um ex-funcionário juvenil do Arsenal do Exército de Nagoya. Ele escreveu um livro, todo em japonês, sobre suas experiências de guerra intitulado "少年軍属の教育史" (História Educacional de um Jovem Funcionário Civil do Exército).

Além disso, tenho quase certeza de que a divisão de armas da Hitachi fez pelo menos alguns rifles de treinamento, supostamente sob a "Nissei Type" (日制式) e outras marcas registradas. Por favor, veja o logotipo em anexo. No entanto, ainda resta muita pesquisa a ser feita.

Attachments

#11 · (Edited)
Além disso, tenho quase certeza de que a divisão de armas da Hitachi fabricou pelo menos alguns rifles de treinamento, ostensivamente sob o "Nissei Type" (日制式) e outras marcas registradas. Por favor, veja o logotipo em anexo.
日立兵器株式會社 Hitachi Heiki KK (1939-1945), a antiga TGE, usava um logotipo ligeiramente diferente em armas. A Hitachi Arms Corporation era propriedade da Hitachi Manufacturing Corporation (Hitachi Seisaku-jo KK), que por sua vez fazia parte da Manchuria Heavy Industry Development Corporation (Manshū Jū-Kōgyō Kaihatsu KK). A Fábrica Ōmori da Hitachi Arms Corporation estava localizada na cidade de Tōkyō. Entre 1943 e 1944, Ōmori transferiu parte da produção de armas para a Fábrica Mito. A Fábrica Mito estava localizada na cidade de Katsuda, Prefeitura de Ibaraki.

日制 pode ser um acrônimo para 日本制式 [padrão oficial japonês] e não um nome de empresa ou marca registrada. Eu encontrei esse uso de 日制 em vários documentos e foi assim que o interpretei. Este treinador 日制式 é baseado em um Tipo 38 por acaso?

Attachments

#12 ·
Tenho quase certeza de que havia uma conexão entre os treinadores Nissei Shiki e aqueles supostamente feitos pela Hitachi. Os designs da cabeça do parafuso e os métodos de serialização (sequência de dois dígitos estampada na frente da placa do piso/guarda-mato) são idênticos. Veja as fotos anexas.

Sim, o treinador Nissei Shiki é baseado em um design de receptor japonês Tipo 38 (duas portas de gás).

Attachments

#13 · (Edited)
Abaixo está um anúncio mostrando o logotipo usado por 日本特殊鋼株式會社 = Nippon Tokushu-Kō KK = Japan Special Steel Co., Ltd. Parece "três discos sobrepostos ligeiramente". Isso leva à questão de por que os rifles de treinamento com um logotipo totalmente diferente, "Misc./Other C." na Japanese Training Rifle Data Sheet, são creditados a eles em outras publicações. Eu me pergunto então, quem fez os treinadores "Misc./Other F. NTK Tokyo"?

Link para uma ilustração de "Misc./Other C."
Marcação Arisaka - não uma mum. O que é isso?
https://forums.gunboards.com/showthread.php?1117519-Arisaka-marking-not-a-mum-What-is-this

Veja a postagem abaixo para uma ilustração de "Misc./Other F."

Edição: Atualizada a ilustração do logotipo na postagem nº 52.
https://forums.gunboards.com/showth...1156585-Japanese-Military-Training-Small-Arms-Companies&p=10487997#post10487997
http://oba-shima.mito-city.com/2014/03/08/ntk4/

#14 ·
Eu não tenho ideia das aparentemente diferentes logotipos usados pela Nippon Tokushu-ko KK. Nunca consegui obter muitas informações definitivas sobre a Nippon Special Steel, embora os treinadores que eles supostamente fizeram sejam de excelente qualidade.

Nos treinadores "NTK Tokyo", é muito possível que estejamos falando de uma empresa completamente diferente da Nippon Tokushu-ku KK. Em anexo está um treinador com a marca "NTK Tokyo" estampada no degrau do cano.

C/

Attachments

#15 · (Edited)
深道鐵工場 = Fukamichi Tekkō-Jo = Fukamichi Ironworks

A Fukamichi (ou Fukado) Ironworks foi estabelecida em março de 1905 明治三八年三月 e estava localizada na cidade de Ōsaka 大阪市天王寺區. Em 1929, a empresa fabricava parafusos para Nanbu Type Trainers 南部式教練用圓筒. Em 1934, a empresa foi listada como fabricante de receptores para Nanbu Type [Trainers] 南部式尾筒.
Representante da fábrica em 1934: 深道丹太郎.

#17 · (Edited)
加保製作所 = Kaho Seisaku-Jo = Kaho Manufacturing

A Kaho Manufacturing foi criada em 1933 昭和八年四月 na cidade de Nagoya 名古屋市中區. Eles fabricaram rifles de treinamento 訓練銃 em 1935. Por razões desconhecidas, esta empresa não parece aparecer em diretórios posteriores, especialmente no diretório detalhado da cidade de 1937.
Representante da fábrica em 1935: 加保庄吉.

#18 ·
Obrigado Kiipu pelas informações sobre Kaho Seisakusho. Embora não esteja na área de Nagoya, em anexo está um pequeno anúncio da Suzuki Juho, localizada em Tóquio. Eles estiveram envolvidos de forma muito limitada na produção de rifles especiais navais Tipo 99.

Talvez seus registros tenham alguma informação sobre Suziki?

C/

Attachments

#22 · (Edited)
Algum dos seus diretórios lista uma empresa ou princípio com o nome "Shibata?" Tanto as variantes de treinamento de rifle curto Tipo 38 quanto Tipo 99 com o logotipo "Shibata Type" (柴田式) são conhecidas, mas permaneceram não identificadas.
Gostei de ler seu recente artigo sobre Shibata, a propósito. Infelizmente, já investiguei esta marcação de treinamento sem resultados concretos. Empresas que começam com Shibata são comuns em diretórios japoneses. Até agora, nenhuma está listada como fabricante de rifles de treinamento. No entanto, existe uma empresa em Nagoya chamada Shibata Ironworks que está listada como fabricante de material bélico 兵器. Por acaso você tem alguma marca de inspeção associada a este fabricante para ajudar a restringir a possível localização?

#23 · (Edited)
長谷川銃器工業所 = Hasegawa Jūki Kōgyō-sho
Hasegawa Jūki Kōgyō-sho foi criada em maio de 1928 昭和三年五月 (outra fonte afirma março de 1929) e estava situada na cidade de Nagoya 名古屋市南區. A empresa fabricava uma variedade de armas de treinamento, como rifles de treinamento, baionetas e metralhadoras leves. O negócio e a localização da fábrica eram os mesmos a partir de 1937. Esta empresa é bem conhecida e mais informações podem ser encontradas em várias publicações de colecionadores em inglês e japonês.
Representante da fábrica em 1937: 長谷川正一.

Veja também a postagem abaixo.
Fuzil de treinamento tipo 38 "Peace".
https://forums.gunboards.com/showth...php?1036785-Type-38-quot-Peace-quot-type-training-rifle&p=10337387#post10337387

Attachments

#24 · (Edited)
#26 · (Edited)
Não é muito, mas 日夲銃砲製造株式會社 em Hamamatsu 浜松 parece ter sido danificado durante o terremoto Tōnankai de 1944 1944年東南海地震. Esta é a única referência online que aparece até agora.
http://www.histeq.jp/kaishi/HE34/HE34_155_165_Aoshima.pdf

E outro documento sobre o mesmo. Veja o quadro 3, número da fábrica 33. O link leva diretamente a um download em PDF.
https://www.google.com/url?sa=t&rct...m_id=10309&item_no=1&attribute_id=31&file_no=1&usg=AOvVaw1tKFHtJ_ecLsnutS8ouPXq

#27 ·
銃砲販賣部

Encontrei este anúncio de 1943 ontem enquanto navegava por um anuário. Mostra que mesmo em 1943, as armas de treinamento ainda estavam em demanda. Esta loja em particular estava localizada em Ōgaki City (大垣市), Prefeitura de Gifu. O nome da loja é um pouco confuso para mim no momento, então espero que alguém apareça e descubra isso para nós.

Attachments

#31 ·
Curiosamente, o anúncio tem uma isenção de responsabilidade que diz que "devido à escassez de materiais, por favor, confirme com a loja antes de fazer pedidos". Aço, madeira e outros materiais estratégicos foram principalmente para os militares em 1943 e as empresas privadas tiveram dificuldades com a aquisição de materiais.